Roteiro da Croácia: o que fazer em até 7 dias de viagem

Share on whatsapp
Share on facebook

Se você está com a viagem marcada e quer saber como preparar o seu roteiro da Croácia, então este artigo foi feito para você. 

A Croácia é um lindo país do leste europeu que tem muito a oferecer aos turistas, mas que ainda é pouco explorado pelos brasileiros. Com opções de passeios tanto em museus como ao livre, além de oferecer praias e paisagens deslumbrantes para explorar durante a sua viagem internacional.

Acompanhe as nossas dicas de roteiro da Croácia, e torne a sua viagem inesquecível.

Como montar o seu roteiro da Croácia

A primeira coisa para ficar atento quando for planejar o roteiro da Croácia é com relação ao clima do país. Banhada pelo Mar Adriático, a Croácia possui uma boa parte do seu território um clima conhecido como mediterrâneo, com invernos amenos e verões que geralmente são secos e quentes. Já na região onde está a capital Zagreb, o clima é o continental, ou seja, com verões quentes, invernos bastante frios e com neve, além de ventos fortes. 

Para quem faz questão de dias quentes, então o ideal é planejar a viagem durante os meses de verão (de junho a agosto). Vale a pena lembrar que este é o período de alta temporada, o que pode fazer com que as praias e demais atrações estejam cheias de turistas. 

Durante os meses de abril, maio, outubro e novembro as temperaturas podem ser mais amenas, e a quantidade de turistas, menor.

Croácia
No roteiro da Croácia não pode faltar a capital, Zagreb. Foto de Websi por Pixabay.

Outro item importante para se levar em conta ao planejar a viagem, é que não há voos diretos entre o Brasil e a Croácia, portanto, você precisará fazer escala/conexão em algum outro ponto da Europa antes de chegar ao seu destino final. Portanto, ao reservar a passagem, fique atento ao tempo de escala, para não precisar ficar muitas horas esperando.

Roteiro de 3 dias na Croácia

A nossa primeira dica de roteiro da Croácia inclui 3 dias de viagem. É importante deixar claro que se você quiser conhecer mais do país, o mais indicado é ficar pelo menos 7 dias. 

Mas se você optou por fazer um mochilão ou visitar vários países, estes 3 dias serão suficientes para você conhecer a capital, Zagreb e mais alguma outra cidade. 

A cidade de Zagreb tem muitas atrações para serem apreciadas e elas ocuparão um dia do seu roteiro, são elas:

  • Praça Ban Jelačić, uma das principais da cidade;
  • Fonte Mandušsevac, que era a responsável pelo fornecimento de água na cidade até o fim do século XIX;
  • Catedral de Zagreb, com arquitetura neogótica ela foi inaugurada durante o século XVIII;
  • Mercado de Rua Dolac, onde são comercializadas frutas e queijos locais, além de mel artesanal, 
  • Torre Lotrsčak, que é o melhor ponto para observar a cidade de cima, com direito a disparo de canhão exatamente ao meio-dia;
  • Museu dos Relacionamentos Terminados, dedicado a casais que se separaram e a amizades desfeitas;
  • Igreja de São Marcos, com seu telhado colorido, semelhante ao da Catedral de Viena;
  • Portão de Pedra, que guardava a entrada da cidade medieval de Zagreb;
  • Túneis Grič, utilizados como abrigos durante a Guerra da Pátria.
croácia
Catedral de Zagreb, na Croácia. Foto de Goran Horvat por Pixabay.

Depois é possível seguir viagem para a região litorânea de Pula. Devido à proximidade com a Itália, a cidade possui diversos elementos romanos. Uma das principais atrações do lugar é uma antiga Arena de gladiadores, o passeio é único e deve fazer parte do seu roteiro da Croácia.

Outras dicas de pontos turísticos em Pula são o Templo Augusto, com mais de 2000 anos de idade. Aproveite para tomar um café no Merkat, um mercado de produtos frescos de Pula. Em seguida desfrute de um passeio pelo Fórum de Pula, que está localizado na praça principal da cidade. O templo Augusto também deve ser visitado, bem como a Igreja e Mosteiro de São Francisco e a Fortaleza Kastel de 1600. 

Croácia
Arena de gladiadores em Pula, na Croácia. Foto de Alexandra Simmroth por Pixabay.

Você pode passar o primeiro dia andando pela cidade, e ao final curtir um lindo pôr-do-sol na praia de Verudela. E, se a sua viagem for durante o verão, aproveite um pouco da praia, afinal, nada como um banho de mar para renovar as energias. Dois dias são suficientes para você conhecer a cidade e ainda curtir a beleza natural do lugar nas praias de Verudela ou Valakane.

Roteiro de 5 dias na Croácia

Caso você tenha 5 dias para aproveitar a Croácia, é possível incluir mais um dia em Zagreb, aproveitar os 2 dias em Pula, e então seguir viagem para um dos principais cartões postais da Croácia, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice.

Os lagos possuem um verde e azul impressionantes, de deixar qualquer um boquiaberto, ainda mais bonitos nos dias ensolarados. Entretanto, por mais convidativo que seja, não é permitido nadar nos lagos.

Por ser um Parque Nacional a região é bem preservada, e oferece ainda 18km de trilhas nos mais diferentes níveis de dificuldade, capaz de agradar a todos. Há ainda mirantes no paredão rochoso, que permitem uma vista aérea dos lagos e garantirá fotos lindas. É possível visitar o local durante o ano todo, entretanto, a neve é comum na região durante o inverno.

Croácia
Lagos Plitvice, o principal cartão postal croata. Foto de Free-Photos por Pixabay.

Roteiro de 7 dias na Croácia

Com uma semana de roteiro na Croácia, você conseguirá incluir mais uma cidade na sua visita, Zadar, que merece pelo menos 2 dias de visita. Também localizada na região litorânea do mar Adriático e tendo como uma das principais atrações turísticas a cidade medieval amuralhada, que é inclusive um dos pontos turísticos da cidade.

Você também poderá conhecer a Igreja de São Donato, a Torre do Sino que fica na Catedral Santa Anastácia, que oferece uma vista linda para a cidade e para o mar. Zadar também é conhecida por ter o pôr-do-sol mais bonito do mundo. Aproveite para conhecer o órgão do mar, que toca música conforme as ondas batem nos canos submersos.

croacia
Pôr-do-Sol em Zadar, Croácia. Foto de u_rop26dgr por Pixabay.

Dicas de viagem para a Croácia

Apesar da Croácia ser um dos mais novos membros da União Europeia, a moeda oficial ainda não é o euro, mas sim a Kuna Croata (HRK). Com relação ao câmbio, 1 euro é equivalente a 7,44 HRK; já R$ 1,00 é o equivalente a 1,67 HRK. 

Outra dica é que por mais tentador que seja utilizar o cartão durante a viagem, lembre-se que os bancos e operadoras podem cobrar taxas extras para uso no exterior, portanto, leve pelo menos uma parte do dinheiro em espécie e de preferência euros.

O país não faz parte do espaço Schengen, o que significa que você terá de passar pelo controle de fronteira novamente ao chegar e sair do espaço Schengen e ao chegar e sair da Croácia. Lembre-se que alguns documentos são obrigatórios para viagens à Europa, como é o caso do seguro-viagem, apresentar passagem de volta ao país de origem, comprovar hospedagem e dinheiro suficiente para o período da viagem. Deixe todos os documentos à mão para apresentar caso seja solicitado.

A boa notícia é que assim como nos países do espaço Schengen, os brasileiros também não precisam de visto para entrar na Croácia, podendo ficar no país em viagens a turismo por um período de até 90 dias.

Aproveite o cupom airbnb 2020 e economize na sua próxima viagem.

Ainda tem alguma dúvida com relação ao roteiro da Croácia? Deixei o seu comentário abaixo que nós te ajudamos.

5/5 (1 Review)