18/ago

Viajar grávida: 7 dicas para fazer uma viagem tranquila

Rodrigo Gatek
Share on whatsapp
Share on facebook

O assunto viajar gravida é polêmico e gera muitas dúvidas sempre que é discutido.

Quando se fala em viajar durante a gravidez, logo surgem incertezas sobre os riscos tanto para a mamãe, quanto para o bebê.

Geralmente, quando se trata de uma viagem longa, as pessoas planejam viajar de avião, pois é o melhor jeito, além de ser a melhor maneira para se viajar grávida também.

O ideal é que você só viaje depois do terceiro mês de gravidez, mas caso você tenha que realizar a viagem antes, não existe nenhum tipo de contradição.

Uma grande parte das empresas só aceitam mulheres grávidas até os sete meses, mas é possível pedir uma permissão médica, caso não tenha como evitar a viagem.

Quer saber mais sobre viajar grávida? Continue lendo esse artigo que fizemos especialmente para que você possa ter as melhores informações quando for fazer uma viagem durante uma gravidez.

Quando viajar grávida?

Médicos aconselham viajar somente entre o quarto mês e o sétimo mês de gestação, pois se for muito cedo ou tarde os riscos acabam sendo maiores, além de ser muito mais desconfortável.

Para que você possa viajar, certas companhias aéreas solicitam um atestado médico ou pedem para que você preencha um formulário antes de realizar qualquer viagem.

7 Dicas para viajar grávida

Para que você possa realizar uma viagem mais segura, existem dicas que você pode utilizar durante o percurso, fazendo com que você evite problemas indesejáveis.

Dica 1:  Não carregue peso

Uma dica fundamental para você, que está grávida, é não carregar muito peso, ou seja, levar somente o necessário na viagem para que não precise se preocupar com a bagagem.

Dica 2:  Roupas confortáveis

Utilizar roupas leves e confortáveis é essencial, afinal, algumas mamães podem sofre com o inchaço, logo, se sentir incomodadas, principalmente em viagens longas.

Sabe aquelas famosas frases de gravidez sobre o tamanho da barriga? Pois é, elas são pura verdade e a barriga cresce rápido mesmo!

Dica 3: Tomar bastante água

Mulheres grávidas podem se desidratar com uma enorme facilidade, por isso é muito importante estar sempre se hidratando.

É recomendável que beba 1 litro de água a cada 6h da viagem, além de não ficar somente parada. Faça pausas para dar uma volta e se alongar.

Dica 4: Alimentação

É de suma importância que a grávida não fique sem se alimentar durante um longo período de tempo.

Por isso, quando for realizar uma viagem, leve consigo frutas, bolachas integrais e até barras de cereais. Nada de coisas industriais como salgadinhos, bolachas recheadas entre diversos outros alimentos.

Dica 5: Levar remédios

Não se esqueça de levar os remédios de enjoo, azia, dor de cabeça e dores musculares.

Esses remédios têm que ser permitidos pelo seu médico para que não ocorram problemas.

Dica 6: Faça um seguro de viagem

É muito importante viajar com assistência, e quando se está grávida é mais importante ainda.

Para isso, analisar quais são os tipos de assistências médicas que existe no seu destino, mas nem todos oferecem a mesma qualidade, por isso procure um que seja de uma ótima qualidade.

Não se esqueça de verificar se o local destinado não há doenças endêmicas para evitar problemas tanto para você, quanto para o bebê.

Dica 7: Sente perto de um banheiro

Caso você vá realizar a viagem de avião, procure-se sentar ao lado ou o mais próximo possível de um banheiro, afinal, é normal que uma gestante vá com frequência ao banheiro.

E se for realizar uma viagem de carro?

É possível realizar uma viagem de carro também, mas para isso você terá que tomar certos cuidados.

Primeiramente você terá que utilizar a todo o momento o cinto de segurança, como todas as pessoas, porém utilize-o abaixo da barriga, e tente não andar de carro num período superior a 5 horas no dia.

Esteja sempre bebendo água, usando roupas soltas e realize pausas para sair do carro e aproveitar para andar e também se alongar.

Antes de começar a viagem, incline a posição do seu banco e o mova para o mais longe possível do quadro ou do volante.

É indicado que depois do oitavo mês de gestação, a grávida não dirija para evitar conflitos, mas qualquer coisa procure entrar em contato com um médico.

Passageiro preferencial

Mulheres grávidas possuem o direito de ter um atendimento prioritário nos processos do aeroporto, principalmente no check-in, despacho de malas, inspeção de segurança e até no embarque.

Viu como é possível realizar uma viagem durante o período de gestação?

Você só terá que seguir as dicas apropriadas para evitar problemas e o principal de tudo, se planeje com antecedência.

Pense em como chegar ao aeroporto, se alguém irá ir com você ou te encontrar quando chegar a seu destino.

Lembre-se de tomar cuidado no destino e quando for realizar algum passeio durante a sua viagem e evite fazer muitos esforços.

0/5 (0 Reviews)
>