Houve uma época em que os sebos eram abundantes do centro do Rio. Eram muitos e para percorrê-los era preciso tempo e fôlego. De alguns anos para cá alguns foram fechando e outros ainda sobrevivem. Uma dessas preciosidades é o Letra Viva.
Esse sebo muito charmoso fica localizado na Rua Camões, ao lado do IFCS (Faculdade de Filosofia da UFRJ) e bem próximo do Real Gabinete de Leitura. O Letra Viva é um sebo diferente. Em vez de um ambiente apertado e empoeirado, você encontrará um verdadeiro museu. São móveis clássicos, livros que contam a história do Rio sendo expostos. Um ambiente espaçoso e confortável.
Eu, por muito tempo, passava em frente sem nunca pensar em entrar. Até que um dia eu vi que vendiam edições da revista História por R$ 2,00. Edições novas e em bom estado. Quando entrei na livraria, levei aquele susto! Não esperava um lugar tão limpo, espaçoso e charmoso.
Além do de livros antigos, há uma seção só de só de gibis, uma estante com DVDs, uma com livros em inglês e a milhares de edições da revista História.
A Letra Viva vale muito a visita e de quebra é possível dar um pulo no Real Gabinete Português, ou vice-versa.
REAL GABINETE PORTUGUÊS
Fundado em 1837 por imigrantes portugueses para promover a cultura portuguesa ainda na época do império, o Real Gabinete Português sobrevive até hoje e visitá-lo é entrar numa máquina do tempo.
Discretamente localizado na rua Luis de Camões, ali perto do Teatro João Caetano, fica a biblioteca, cuja fachada é inspirada no Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa. O interior da biblioteca não é amplo, por isso sua visita não leva muito tempo.
O mais legal da biblioteca é ver que todos os livros e os móveis são muito antigos. Por isso fiz a referência à maquina do tempo.
Uma curiosidade é que as primeiras reuniões da Academia Brasileira de Letras aconteceram nas dependências da biblioteca.
Caso você goste de respirar História, visitar o Real Gabinete Português é uma obrigação
LOCALIZAÇÂO
R. Luís de Camões, 10 e 12 – Centro, Rio de Janeiro – RJ