21/ago

Como viajar com mais segurança: dicas essenciais

Rodrigo Gatek
Share on whatsapp
Share on facebook

Você é daqueles que mal voltou de viagem e já está pensando e programando a próxima? Mesmo que se tenha toda esta energia para a diversão, não podemos esquecer os cuidados para que toda a programação aconteça da melhor forma possível. Afinal, queremos sempre voltar para a nossa casa apenas com ótimas recordações do passeio.

Diante disso, vamos apresentar neste artigo, várias dicas para você realizar a sua viagem, com mais segurança, e claro: sem perder a diversão.

7 dicas para viajar com segurança

Confira a seguir as sete dicas que acreditamos ser essenciais para quem está planejando a próxima viagem:

1 – Documentação necessária para a viagem

Acredito que esta seja uma das principais dicas para quem deseja viajar para o exterior, ou até mesmo pelo Brasil. Ao escolher o destino desejado para passear, não se esqueça de conferir toda a documentação necessária.

Por exemplo, se a viagem for realizada de carro, verifique se a documentação do veículo está em dia e se a habilitação do motorista está na validade. Para uma viagem ao exterior, verifique a situação do passaporte e os demais documentos de obrigatoriedade para a entrada na região.

Para evitar imprevistos, a nossa recomendação é que os documentos sejam carregados com você, seja em uma bolsa de mão ou mochila. E claro, antes de embarcar, não se esqueça de fazer uma conferência.

2 – Contrate um seguro de viagem

É muito importante que você esteja preparado para os contratempos em uma viagem. Com um seguro de viagem, você pode ter cobertura para atendimento médico, hospitalar e odontológico, por exemplo. 

Então, se porventura você estiver com algum mal estar na viagem, é possível ter assistência o mais rápido possível para não perder todos os dias do passeio. Ficou interessado? Então aproveite e realize uma cotação de seguro viagem.

3 – Leve a carteira de vacinação

Outra dica importantíssima para determinadas viagens é o cartão de vacinação. Dependendo da localização escolhida para passear, é recomendado que o visitante tenha que apresentar o seu cartão com as vacinas necessárias da região.

4 – Tenha cuidado com o dinheiro

Armazene o dinheiro da viagem em lugares diferentes e seguros. Assim, caso você perca a sua carteira ou bolsa, não vai perder todo o dinheiro.

Outro ponto interessante é sobre o planejamento financeiro. Faça uma estimativa dos gastos diários, desde alimentação, transporte, eventos e compras. Assim, você não vai passar aperto, nem criar dívidas futuras para o seu orçamento.

5 – Aposte na melhor bagagem

E por falar em bagagem, veja qual bagagem é a ideal para sua viagem? Vale a pena uma mochila ou uma mala gigante?

Outro ponto é sobre a segurança da sua bagagem. Não se esqueça de colocar cadeado e etiquetar com as suas informações pessoais. Isto é, cole os dados na sua bagagem ou coloque uma tag na alça com o seu nome e telefone de contato.

6 – Cautela ao conversar com estranhos

Tudo bem que viajar é sempre uma ótima maneira para conhecer pessoas e fazer amizades. No entanto, é preciso ter atenção sobre as informações que repassa para os estranhos.

Outra dica é deixar sempre alguém informado sobre a sua localização. Assim, fica mais fácil para pedir ajuda e, ser socorrido se acontecer qualquer imprevisto.

7- Desapegue para curtir a viagem

Dependendo do roteiro do dia, tente desapegar um pouco de bolsa e objetos de valor. Às vezes, sair para aproveitar a feirinha próximo do hotel apenas com o seu documento de identidade e dinheiro vivo pode ser muito divertido, não é mesmo?

Segurança para a sua residência no período da viagem

Independentemente do tempo e motivo da ausência, é muito importante também pensar na segurança da sua residência neste período, concorda? Afinal, o que não combina com viagem é este sentimento de preocupação.

Portanto, para conseguir viajar e descansar, é interessante incluir algumas medidas importantes para a segurança da sua casa. Algumas delas são:

  1. Não deixe luzes acesas durante a viagem. Este hábito, que muitas pessoas têm, pode chamar atenção de dia, já que indica ausência de pessoas. Mas, caso você deseja que alguma luz fique acesa em um período de tempo, o recomendado é que seja instalado um temporizador em algumas luzes da casa;
  2. Para evitar risco de curto ou em caso de sobrecarga elétrica, retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos;
  3. Comunique os vizinhos próximos e de confiança sobre o tempo de ausência, pedindo para que entre contato com você no caso de movimentação suspeita em sua residência. Portanto, deixe o seu telefone de contato!;
  4. Antes de sair, cheque se janelas e portas estão fechadas com trincos e fechaduras. Além disso, certifique-se de que todas as torneiras estejam fechadas;
  5. Para ausência por um longo prazo, o ideal é deixar a chave com algum familiar ou pessoa de confiança. Desta forma, as cartas e correspondências podem ser recolhidas e assim não chamará atenção sobre a casa vazia.
0/5 (0 Reviews)
>