09/set

7 melhores destinos nacionais para praticar ecoturismo

Rodrigo Gatek
Share on whatsapp
Share on facebook

Para quem deseja relaxar e curtir a natureza ao máximo, o Brasil é recheado de possibilidades. Conheça uma lista incrível com os melhores destinos nacionais para praticar ecoturismo!

O ecoturismo é o tipo de viagem que proporciona ao turista o contato com a natureza, respeitando o meio ambiente, promovendo também educação ambiental.

Hoje, é o segmento do turismo que mais cresce no Brasil.

O nosso país é extremamente rico em paisagens naturais de diversos tipos.

O que permite o crescimento do turismo ecológico, fazendo com que os turistas desfrutem de trilhas, mergulhos, observação da flora e fauna nacional, e contemplação de formações geológicas.

Nosso território é repleto de atrações turísticas no âmbito ecológico espalhados de Norte a Sul, com paisagens exuberantes, inclusive com atrações de aventura.

Cachoeiras perfeitas para a prática de rapel, rios e corredeiras para a prática de rafting, entre outros esportes.

Para isso, é sempre ideal estar em dia com seu seguro viagem, mesmo em viagens nacionais, para que esteja preparado.

Caso a aventura não saia como esperado e cause algum acidente ou lesão.

Veja uma lista com os tops destinos nacionais para praticar ecoturismo!

Melhores destinos brasileiros de turismo ecológico

O turismo doméstico é opção de viagem para brasileiros que querem relaxar, durante e após a quarentena.

Diferente de alguns países, o Brasil é rico em ofertas para essa prática, com localidades para todos os gostos.

E se você procura curtir a natureza, seja para descansar ou para se aventurar, anote alguns dos melhores destinos de ecoturismo!

Fernando de Noronha, PE

A ilha de Fernando de Noronha é, talvez, um dos destinos turísticos mais desejados do país.

O arquipélago é perfeito para a prática do ecoturismo por ser um dos destinos mais paradisíacos do Brasil, além de contar com um programa de preservação natural.

O viajante precisa pagar uma taxa para entrar no arquipélago, que é revertida para a preservação ambiental.

Mas vale muito a pena, já que não é à toa que a ilha é chamada de Caribe Brasileiro por suas praias de águas cristalinas, perfeitas para mergulho.

Além disso, é possível observar a fauna local, com uma diversidade de peixes, golfinhos, tartarugas e outras espécies marinhas.

Jalapão, TO

Jalapão é um oásis localizado no estado do Tocantins, sendo um dos destinos mais procurados para o ecoturismo por conta das belíssimas paisagens naturais.

São cachoeiras, formações rochosas e os fervedouros, lagos de água cristalina que são naturalmente aquecidas.

O Parque Estadual do Jalapão fica um tanto isolado das cidades, o que permite uma maior preservação.

Seu acesso é mais fácil se feito por meio de agências de turismo, que fazem o traslado com segurança, preservando o meio ambiente.

Chapada Diamantina, BA

A Chapada Diamantina fica localizada no estado da Bahia, e reúne paisagens naturais em seus quase 70 mil quilômetros quadrados.

Ela conta com as cachoeiras mais altas do país, montanhas e enormes desfiladeiros, além de sítios arqueológicos com pinturas rupestres, grutas e cavernas com piscinas de águas cristalinas.

Para curtir tudo o que o lugar oferece, não deixe de contratar o seguro viagem, com cobertura para turismo de aventura!

Chapada dos Veadeiros, GO

A Chapada dos Veadeiros conta com piscinas naturais cristalinas, cachoeiras, formações rochosas e cânions que são datados de mais de um bilhão de anos, além de flora e fauna com rica diversidade de espécies.

É também conhecida por sua natureza esotérica, por conter pinturas rupestres e cristais de quartzo, além de estar situada na mesma altitude de Machu Picchu, sendo considerada por muitos uma fonte de curas espirituais e fortificação para os místicos.

Chapada dos Guimarães, MT

É um dos locais mais procurados para a prática de ecoturismo, por abrigar cachoeiras como a Véu da Noiva, e por possuir a maior gruta de arenito brasileira, a Caverna Aroe Jari.

Além disso conta com piscinas naturais, como a Lagoa Azul, tendo esse nome por causa de suas águas cristalinas.

Bonito, MS

Um dos destinos de ecoturismo mais conhecidos do Brasil, Bonito tem uma preservação ambiental exemplar, onde muitos locais parecem intocados, mesmo recebendo milhares de turistas todos os anos.

Conta com diversas piscinas naturais de águas cristalinas, perfeitas para flutuação e mergulho em meio aos peixinhos.

Brotas, SP

Brotas é a capital do ecoturismo, principalmente do turismo de aventura.

Diversas atrações como tirolesa, rafting no rio Jacaré-Pepira e rapel nas cachoeiras atraem diversos aventureiros todos os anos.

Além disso, Brotas conta com a lagoa Areia Que Canta, onde a areia do fundo da lagoa de água cristalina emite um som peculiar.

Embora a visitação seja segura, é importante contar com a proteção do seguro de viagem nacional para esses destinos.

Além disso, informe-se sobre a reabertura dos mesmos e considere levar repelente de insetos, protetor solar, boné e água.

Então, gostou da nossa lista com os destinos nacionais para a prática de ecoturismo? Já visitou algum desses? Comente aqui com a gente!

0/5 (0 Reviews)
>