Primeiro restaurante embaixo do mar da Europa é inaugurado na Noruega

O restaurante Under fica a 5 metros de profundidade e possui uma enorme estrutura de vidro que permite a observação da vida marinha no oceano

Quem estiver pela Noruega, mais precisamente em Baaly, a apenas 5 horas da capital Oslo, poderá ter uma experiência diferente e provar vários banquetes no fundo do oceano.

Isso porque o país conta, desde março, com o primeiro restaurante debaixo d’água da Europa, a 5 metros de profundidade. O Under, como foi chamado o local, conta com uma estrutura moderna que inicia na superfície e vai descendo para as profundidades do oceano, tudo para dar aos visitantes a sensação de um mergulho gastronômico.

Projetado pela empresa de arquitetura norueguesa Snøhetta, também responsável pela Opera House, em Oslo, e pelo Memorial de 11 de setembro em Nova York, o restaurante é totalmente integrado com o mar e com a natureza ao seu redor. O local possui uma estrutura de vidro com 11 metros de largura e 4 de altura que permite a observação da vida marinha e dos animais que se aproximam por causa da iluminação.

Aliás, o Under é decorado para que haja reflexos mínimos na parede de vidro e luz predominante é a que chega pelas águas claras do oceano. Com espaço para comportar 100 clientes por vez, os pratos são elaborados peço chef dinamarquês Nicolai Ellitsgaar e o cardápio é preparado com ingredientes locais e causando o menor impacto ambiental possível.

Para quem quiser viver a experiência de saborear um prato com uma vista única, deve estar disposto a pagar valores tão salgados quanto a água do oceano. Uma refeição completa não sai por menos de mil reais – e ainda é preciso ter sorte para conseguir uma reserva no local, que é bastante concorrido.