O que fazer em Tiradentes?

Você está à procura de descanso? Quer Tranquilidade? Tiradentes é o lugar perfeito, já que é uma cidade tranquila, muito bonita e aconchegante.

É o lugar ideal para se desconectar do dia corrido e aproveitar as paisagens naturais encantadoras e um momento de puro sossego e paz.

Tiradentes também é um dos mais preservados centros históricos de arte barroca aqui no Brasil e por isso tem uma importância alta para o turismo no Brasil – foi até declarada como patrimônio histórico nacional.

Por isso, quando for a Tiradentes, vai encontrar lampiões, igrejas, casas, monumentos e outros locais de lá bem recuperados e preservados para que a História ganhe vida e atraia turistas de todos os lugares.

Lembrando de toda essa cultura, temos que mencionar os lindos casarões colônias que tem na cidade (eles são apaixonantes). Tudo em Tiradentes está repleto do que tem de melhor na tradição de Minas Gerais.

Diferentes de algumas viagens internacionais, as atrações por lá são contadas e estão localizadas no centro histórico. Quer saber quais são o que fazer em Tiradentes? Continue a leitura e vamos te mostrar!

O que fazer em Tiradentes: 9 locais para conhecer

1 – Centro Histórico

A maior parte das atrações estão localizadas no Centro Histórico da cidade, que além disso também tem uma bela aparência tradicional e artes encantadoras.

Diferente das outras cidades de MG, o Centro Histórico não é apenas uma parte pequena da cidade, mas forma a maioria do local.

2 – Largo das Forras

O famoso passeio do Largo das Forras, que é tradicional na praça de encontro, pode ser uma bela opção de passeio.

Isso porque ele é o ponto de encontro entre as principais ruas da cidade: Padre Toledo, Ministro Gabriel Passos e Direita.

3 – Museu liturgia

Esse museu é interessante para você que busca encontrar materiais religiosos e é o único da América Latina voltado para esse tema.

Ele tem mais de 400 objetos da arte sacra e litúrgicos, como: esculturas, metais, pinturas, madeira, vestuários e outros que são importantes para religiosos.

O museu é restaurado e isso aconteceu para preservar a memória da vida do Tiradentes, que era litúrgico também. Por isso, além dos objetos encontrados por lá, você também terá acesso a materiais audiovisuais.

4 – As igrejas e capelas

streets of the famous historical town Tiradentes, Minas Gerais, Brazil

As igrejas contêm aquela aparência tradicional encantadora, belíssima para registrar e conhecer. A igreja Matriz de Santo Antônio e Igreja da Santíssima Trindade são as principais da cidade.

Algumas das capelas mais conhecidas por lá são: Bom Jesus da Pobreza, Capela de São João Evangelista, Capela de Nossa Senhora das Mercês e a Capela de São Francisco de Paula.

Isso porque elas foram usadas em filmes e hoje são os pontos mais característicos para decidir o que fazer em Tiradentes.

5 – Restaurantes e Pousadas

Os restaurantes de Tiradentes contam com uma boa gastronomia mineira, conhecida nacionalmente. A maioria possui um ambiente muito aconchegante e rústico com iluminação fantástica.

Além disso, as pousadas são únicas e oferecem todo aquele aconchego das estruturas tradicionais e conforto com belos móveis rústicos. Elas são convidativas para você que quer um momento de tranquilidade durante a viagem.

6 – As lojas

Uma outra boa dica de o que fazer em Tiradentes é que existem lojas de roupas de frio que são muito boas e de alta qualidade. Também tem lojas de artesanato e lembrancinhas locais para dar a um amigo ou familiar.

Nas lojas de artesanato, você vai encontrar materiais de qualidade, como móveis rústicos e objetos de decoração únicos.

Então, se você quer viajar barato e curtir bem o local podendo fazer umas comprinhas extras, o seu próximo destino é Tiradentes.

7 – Museu casa padre Toledo

Está localizado na primeira rua de Tiradentes e é considerado como uma das maiores preciosidades locais.

Isso porque é a casa onde o Padre Toledo vivia – um dos maiores nomes da Inconfidência Mineira. Atualmente, funciona como museu aberto à visitação dos turistas, sendo rico nos detalhes.

A maior atração do museu é a arquitetura, que era de uma decoração rara naquela época. Por isso, é o local perfeito para quem quer visitar cômodo por cômodo e prestar atenção em todos os itens arquitetônicos do local – acredite, vai te impressionar.

8 – Passeio de jardineira ou charrete

Se você não só quer conhecer mais da História local e quer saber o que fazer em Tiradentes viajando no tempo, além de percorrer o maior espaço possível aproveitando a beleza natural, pode aproveitar o passeio com charretes tradicionais do local.

Normalmente, quem faz esses passeios com os turistas nas charretes conta boas histórias locais. É um belo jeito de conhecer melhor Tiradentes, concorda?

9 – Tour de maria fumaça

Para voltar no tempo completamente, você não pode deixar de lado o passeio de Maria Fumaça e visitar São João Del Rei, que é uma cidade vizinha cheia de atrações também.

O passeio fica disponível aos fins de semana e você também pode aproveitar para visitar o Museu Ferroviário.

Caso você não queira fazer a viagem de Maria Fumaça, pode contar com o ônibus também, que faz o percurso até a cidade. A nossa dica é que separe um dia para conhecer São João Del Rei e as atrações locais.

O você não pode esquecer quando for viajar para Tiradentes?

Colorful colonial houses and chapel – Tiradentes, Minas Gerais, Brazil

Depois da escolha do destino, existem alguns pontos importantes que você não pode esquecer ao viajar. Alguns deles para Tiradentes são:

1. Defina o orçamento: Apesar de ser um local pequeno, é importantíssimo que você tenha uma boa noção de quanto tem disponível para gastar, fazendo uma viagem de acordo com as suas expectativas.

2. Elabore um roteiro: Nisso, você já teve uma ajuda com 9 locais para conhecer que falamos aqui. Mas caso queira conhecer locais vizinhos a Tiradentes, é importante traçar uma rota, definindo quais são os melhores locais para ir primeiro.

3. Escolha a hospedagem: Um ponto importante também é escolher o local em que vai ficar. Uma dica importante é: não veja um lugar muito luxuoso e caro se você pretende passar os dias conhecendo outros locais.

4. Defina quais atividades fará no local: Outro quesito necessário é definir não só os lugares que vai conhecer, mas também quais atividades vai fazer por lá.

Como falamos, Tiradentes é pequena e não possui tantas atrações, mas em lugares vizinhos é possível ter acesso a outras atividades que te interessem também.

5. Não se esqueça de se proteger contra imprevistos: Você jamais pode esquecer do seguro viagem, quando nos referimos a segurança, afinal ele é fundamental.

O seguro viagem tem coberturas para diversas coisas então contrate um de acordo com o que você vai fazer em Tiradentes. Ele é fundamental independe do estilo de viagem.