México: As Pirâmides de Teotihuacan

Visitando as pirâmides por conta própria!

Não dá para ir a Cidade do México e não conhecer as pirâmides de Teotihuacan. É como vir ao Rio e não conhecer o Cristo ou o Pão de Açucar, entende? E embora as pirâmides fiquem um pouco afastadas do centro, seu caminho até lá não é difícil. E é possível fazer essa viagem sem precisar contratar uma excursão! Dá pra economizar uma grana!

Como chegar às Pirâmides de Teotihuacan de ônibus

Há excursões que te levam até as pirâmides, mas sempre que possível, eu tento fazer o percurso por conta própria. É mais interessante e econômico, principalmente.

Para chegar às pirâmides, você terá que ir até o Terminal Central del Norte, que é a rodoviária deles. E para chegar até o terminal você pode ir de táxi, metrô ou ônibus.

De metrô, você irá pegar a linha 5 e descer na Estação Autobuses del Norte. Você estará praticamente dentro do Terminal.

Eu resolvi ir de ônibus. Perto do Bellas Artes tem um ponto de ônibus. Qualquer ônibus que passe ali vai até o Terminal Central. Para não haver surpresas, é bom perguntar ao motorista ou alguém se aquele ônibus passa de fato no Terminal.

No terminal. você terá que procurar o guichê que vende passagem para as pirâmides. No momento da compra, informe que você irá para zona arqueológica de Teotihuacan, porque nem todo ônibus passa por lá. A viagem dura uns 50 minutos.

Avise ao motorista que irá descer perto do portão 1. Você provavelmente irá ver muitos gringos no ônibus que irão descer no mesmo lugar que você.

Ali do portão 1 até as pirâmides é longe para caminhar, embora algumas pessoas consigam ir andando. Mas tem alguns taxistas informais que te levam até lá e cobram barato. Nós fomos com um muito simpático. Antes de chegar na pirâmide, ele nos levou até um lugar onde se vende tequila, mezcal, sombrero, poncho. Nesse lugar há um guia, que também é o vendedor da loja. Ele nos dá uma aula sobre a tequila e o mezcal, que é uma bebida parecida com a tequila. Ele não nos cobrou nada pelas informações porque o interesse dele é que compramos em sua loja. Mas se você não quiser comprar nada, ele não irá te obrigar. Fica a critério de cada um. Como eu gostei muito da explicação dele, eu resolvi comprar algumas coisa, inclusive a mezcal.

O rapaz que nos levou até lá, fica esperando, sem pressa. Aí nos leva até o trajeto final, que são as pirâmides.

Finalmente as Pirâmides!

Onde ficam as pirâmides é um local muito aberto e amplo. A principal pirâmide é a Pirâmide do Sol. Ela é a maior e pra subir até o topo é preciso fôlego. Mas se senhoras e até homens subindo com cadeira de rodas nas costas consegue, você também irá conseguir.

Diferente das pirâmides egípicias, as do México não são pontiagudas. Isso porque no topo era onde se fazia os sacrificios aos deuses. Tem o nome de Pirâmide do Sol por estar voltada para o oeste. Desse modo, durante o solsctício de verão, o sol se põe a sua frente!

A outra pirâmide, é a Pirâmide da Lua. É menor que a pirâmide do sol, mas nessa eu não consegui subir. Uma pirâmide foi o suficiente pra mim! hehehe

Então é isso! Na sua viagem ao México, não deixe de visitar essa grandiosa obra de uma civilização passada.Vale muito a pena!