Chapada dos Veadeiros: Guia Completo [Dicas Exclusivas]

Chapada dos veadeiros tem mais de 61 mil hectares e está localizada em Goiás com rios, trilhas e cachoeiras. Existe ainda um dos pontos mais altos no planalto central com aproximadamente 1.676 metros acima do mar: o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Uma outra boa notícia é que por lá, existem os melhores locais de hospedagem que é em Alto Paraíso do Goiás e também um outro a 36 Km de Alto Paraíso.

Nessas hospedagens, você pode encontrar campings, hotéis, restaurantes e pousadas ótimas e muito tranquilas. Mas é bom se prevenir e já vamos adiantando que não existe posto para combustível no Vilarejo de São Jorge.

Chapada dos Veadeiros dicas: uma viagem e tanto para os turistas!

Muitas pessoas quando vão viajar escolhem o local pela sua beleza ou por estilo de viagem que deseja, mas muitas se esquecem de procurar saber quando é a melhor época para viajar barato para determinados lugares e para Chapada dos Veadeiros não é diferente.

Por isso, antes de ir passear em Chapada dos Veadeiros, você precisa saber: Quando devo viajar para lá? E o eu devo que fazer em uma viagem a Chapada dos Veadeiros?

Quando você procura conhecer o lugar antes de viajar, pode montar um cronograma da viagem de forma que consiga explorar da melhor forma possível. Continue lendo e veja informações fundamentais sobre o local!

Quando devo ir a Chapada dos Veadeiros?

A melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros é de Maio a Setembro, que é a época de seca.

Como as estações por lá são bem definidas, esses meses são predominantemente sem chuvas, colaborando para que as águas (tanto da cachoeira, como dos poços) fiquem cristalinas e bem mais bonitas.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

Na Chapada dos Veadeiros você irá se encantar, o lugar é maravilhoso e com uma vegetação linda.

Nela, você pode se aventurar de várias formas e vamos te dizer 3 atrações que ela oferece. Confira!

1 – As Trilhas

Na Chapada dos Veadeiros, há várias trilhas que saem do centro dos turistas, como a Trilha dos Cânions e a Trilha dos Saltos.

Se você está preocupado em segurança, fique tranquilo porque todas as trilhas contam com sinalização por setas para facilitar a vida dos turistas no Brasil– além de possuir uma vista linda.

2 – Vale da Lua

De carro, é possível chegar ao Vale da Lua e ver a formação das rochas que fazem lembrar o solo lunar. Ele fica exatamente em Serra da Boa Vista, próximo ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Lá tem 2 quedas de águas que saem pelas pedras e contém um poço onde é possível andar e várias piscinas naturais com cores esmeraldas.

3 – Cachoeiras

As cachoeiras são lindas, possuem também uma piscina natural onde a mata e a água podem se encontrar.

Agora imagina você chegando cansada de uma trilha em uma cascata de águas cristalinas e dar um mergulho? Se você acha isso incrível também, pode considerar Chapada dos Veadeiros seu próximo ponto turístico.

Chapada dos Veadeiros dicas: principais cidades para conhecer!

1 – Alto Paraíso

Os atrativos do alto paraíso são:

  • A cachoeira povoada do moinho, dos anjos e arcanjos
  • Cachoeiras das Loquinhas
  • Cachoeira Rio Prata
  • Sertão Zen
  • Cataratas dos Couros
  • Cachoeira Santa Bárbara
  • Cachoeira do Rio Macaquinho
  • Cachoeira Capivara

2 – Cavalcante

Este município tem várias belezas escondidas e que são pouco exploradas por alguns turistas. Só por lá, existem mais de 150 opções de cachoeiras – isso porque estamos falando das catalogadas.

Alguns dos locais para conhecer por lá são:

  • Mirante da Nova Aurora
  • Cachoeira Santa Bárbara
  • Mirante da Cachoeira Ave Maria
  • Comunidade Kalunga

3 – São Jorge

Está colado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e de algumas outras cachoeiras. Em São Jorge, você encontra pousadas, campings, restaurantes, bares, atrativos para quem gosta de curtir uma vida noturna.

Os atrativos de São Jorge também são o Vale da Lua, Raizama, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Morada do Sol e Encontro das águas.

Mas é importante se lembrar de que para ter um momento seguro, é necessário contar com opções contra imprevistos, como o seguro viagem por exemplo.

Recomendações para curtir as atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem horário de funcionamento, que é de 8:00 às 18:00 horas de Terça até Domingo. Nos meses de janeiro e julho o funcionamento é todos os dias.

O parque tem quatro trilhas que são:

1 – Trilha da Seriema: tem o nível bem suave e é recomendada para idosos, crianças e pessoas que possuem dificuldades em se locomover. Existem mais de 800 metros de trilhas.

2 – Trilha Cânions: tem um nível um pouco mais elevado e, por isso, é recomendado para todos. Porém em alguns trechos vai ter dificuldade ou dependendo pode até não conseguir continuar, já que no total são 12 quilômetros de trilha.

3 – Trilha dos Saltos: já tem um nível moderado são 11 quilômetros de trilha, salto + corredeiras. Os atrativos são passeios pelo garimpo de cristal e não podemos deixar de mencionar que é possível ver os saltos de 120 metros e 80 metros e ver a chapada.

4 – Travessia das sete quedas: um nível muito pesado, de 24 quilômetros e tem limite de 15 pessoas por isso fazem a reserva e é ela é cobrada.

E aí, ainda precisa saber de mais alguma informação sobre o assunto? Então, deixe um comentário e tire as suas dúvidas.